Deni Zolin

RSC-287 terá conselho de usuários para tratar de antecipação de duplicação, que pode elevar tarifa


Foto: Rota de Santa Maria/Primeiro trecho da 287 no interior de Santa Maria foi recuperado pela concessionária

O grupo de deputados que tem cobrado mudanças na concessão da RSC-287, como a troca do local da futura praça de pedágio e a antecipação da duplicação do trecho perto de Santa Maria, teve reunião ontem com o presidente da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs), Luiz Afonso Senna.

Durante a reunião promovida pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia, os deputados Valdeci Oliveira (PT), Giuseppe Riesgo (Novo), Patrícia Alba (MDB) e Elton Weber (PSB) apresentaram a Senna o pedido de antecipação do cronograma de obras da duplicação na Região Central. E também pediram a mudança do local da praça de pedágio prevista para ser instalada próxima a uma escola no Distrito de Palma.

- Nós queremos aqui é evitar a criação de um enorme contencioso judicial, o que não seria positivo para nenhum lado. Ao contrário de outras regiões, não há contrariedade quanto à instalação do pedágio, mas, sim, com alguns nós que surgiram nesse processo - assinalou Valdeci.

Comércio poderá funcionar até a meia-noite no dia 26

Na reunião, segundo Valdeci, ficou definida a criação do Conselho de Usuários da RSC-287, que terá a tarefa de acompanhar e discutir o andamento dos processos de concessão e duplicação da rodovia. O órgão terá a coordenação da Agergs.

- O Conselho é extremamente bem-vindo e, inclusive, facilita o nosso trabalho por meio dos seus apontamentos. Agora, é preciso que esse colegiado tenha uma representatividade efetiva e equilibrada. E sempre sabendo que qualquer coisa que se mexa no contrato, há repercussão na tarifa - afirmou o presidente da Agergs, Luiz Afonso Senna.

Hoje, a tarifa é de R$ 3,70.

Também foi definida a realização de uma reunião com o Grupo Sacyr, dono da concessionária Rota de Santa maria, na próxima quarta-feira, às 9h30min, na sede da Agergs, com objetivo de encaminhar as reivindicações da região. A empresa tem feito obras de melhorias na rodovia, como num trecho no interior de Santa Maria (foto acima).

Amanhã, às 16h, o tema da duplicação da RSC-287 será discutido na sede da Cacism.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Exército diz que Recife segue nos planos para sediar a ESA

Próximo

Campus da Ulbra em Santa Maria poderá ser vendido a grupo do centro do país

Deni Zolin