
Foto: Rota de Santa Maria/Primeiro trecho da 287 no interior de Santa Maria foi recuperado pela concessionária
O grupo de deputados que tem cobrado mudanças na concessão da RSC-287, como a troca do local da futura praça de pedágio e a antecipação da duplicação do trecho perto de Santa Maria, teve reunião ontem com o presidente da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs), Luiz Afonso Senna.
Durante a reunião promovida pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia, os deputados Valdeci Oliveira (PT), Giuseppe Riesgo (Novo), Patrícia Alba (MDB) e Elton Weber (PSB) apresentaram a Senna o pedido de antecipação do cronograma de obras da duplicação na Região Central. E também pediram a mudança do local da praça de pedágio prevista para ser instalada próxima a uma escola no Distrito de Palma.
- Nós queremos aqui é evitar a criação de um enorme contencioso judicial, o que não seria positivo para nenhum lado. Ao contrário de outras regiões, não há contrariedade quanto à instalação do pedágio, mas, sim, com alguns nós que surgiram nesse processo - assinalou Valdeci.
Comércio poderá funcionar até a meia-noite no dia 26
Na reunião, segundo Valdeci, ficou definida a criação do Conselho de Usuários da RSC-287, que terá a tarefa de acompanhar e discutir o andamento dos processos de concessão e duplicação da rodovia. O órgão terá a coordenação da Agergs.
- O Conselho é extremamente bem-vindo e, inclusive, facilita o nosso trabalho por meio dos seus apontamentos. Agora, é preciso que esse colegiado tenha uma representatividade efetiva e equilibrada. E sempre sabendo que qualquer coisa que se mexa no contrato, há repercussão na tarifa - afirmou o presidente da Agergs, Luiz Afonso Senna.
Hoje, a tarifa é de R$ 3,70.
Também foi definida a realização de uma reunião com o Grupo Sacyr, dono da concessionária Rota de Santa maria, na próxima quarta-feira, às 9h30min, na sede da Agergs, com objetivo de encaminhar as reivindicações da região. A empresa tem feito obras de melhorias na rodovia, como num trecho no interior de Santa Maria (foto acima).
Amanhã, às 16h, o tema da duplicação da RSC-287 será discutido na sede da Cacism.